As cinco fases da procrastinação

^0256A79557E08BB2242F6892ABD566520A94CF9556FA068092^pimgpsh_fullsize_distr

Acredito que alguma vez na vida você já deva ter passado por uma situação parecida com essa: alguém te dá uma tarefa para realizar em um determinado prazo, e você, muito “sabichão” que é, pensa: Tranquilo! Vou dar conta, ainda falta muito tempo até o prazo final. No entanto, os dias vão passando, passando e o discurso continua o mesmo. Até que chega a semana da entrega e você resolve se mover e o desespero vai tomando conta pela falta de tempo, pois bem você acaba de conhecer a famosa procrastinação.

E é interessante nós dissecarmos a procrastinação, através de cinco diferentes fases, vamos a elas:

  1. Falsa segurança

É a fase inicial de mais tranquilidade devido ao prazo que ainda se encontra distante. A típica frase dessa fase é: Não preciso fazer isso agora, ainda posso relaxar um pouco! Doce ilusão, não é mesmo!?

  1. Preguiça

Nessa fase começa a surgir a vontade de iniciar, porém ainda muito pequena, e sempre existe algo mais interessante a ser feito ao invés de começar a tarefa. A frase dessa fase é: Acho que devo começar a pensar em fazer… ahhh! Mas pode ser amanhã! 

  1. Desculpas

Aqui as ações já começaram a ser feitas, no entanto, uma pequena interrupção já se torna uma grande desculpa para abandonar as ações. A frase dessa fase é: Estou muito ocupado agora me concentrando nessa tarefa, mas arrumar meu guarda roupa é mais importante!

  1. Negação

É a fase onde o desespero começa a querer dar as caras, e o sujeito passa a negar situações essenciais para sua sobrevivência para dar conta da tarefa. Frase dessa fase: Eu ainda tenho tempo… Não preciso me preocupar em dormir!

  1. Crise

Nessa fase instalou-se o caos, o desespero já toma conta, as noites se confundem com os dias, as olheiras tornam-se comuns, não há mais vida social, ou seja, tudo se resume a conclusão da tarefa, pois a entrega é amanhã. Frase dessa fase: Eu nunca mais vou procrastinar na vida!!!

Essas são as cinco fases de quem sofre com a procrastinação. E como seria não passar por nenhuma delas e aprender a aproveitar o seu tempo da melhor maneira possível sem sofrimento? No Genius Club você tem acesso a mais de mil aulas em vídeos que diversas dicas de como eliminar a procrastinação e ter uma disciplina definitiva!

Coach Laiz Moreno

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>