Como acabar com a procrastinação.

como-acabar-com-a-procrastinacao

No meu último post eu falei sobre as causas e ações que levam a procrastinação.  No post de hoje eu vou explicar o que você pode fazer para evitar e tirar esse mal da sua vida.

PARTINDO PARA AS SOLUÇÕES

Vamos resolver essa parada? Ainda que você esteja vivenciando essa situação de procrastinação e autossabotagem há muito tempo, acredite, sempre há saídas e elas são muito práticas e objetivas. A  decisão é o primeiro passo de qualquer mudança. O “como fazer” segue logo abaixo.

Pontos de atenção:

1) Tenha a certeza de que algumas coisas vão dar erradoTer medo do fracasso é ter a esperança ilusória de que as coisas sempre deem certo. E se fracassar, você precisa aprender a lidar com essa culpa. Você pode baixar nosso whitepaper sobre o assunto aqui! Aprenda com os seus erros!! Pare de se sentir a única pessoa do mundo que falha. Aprenda com o que aconteceu, entenda o fato, o erro e a situação, evolua e deixe o passado no passado.

2) Decida fazer dar certo até dar certoO sucesso é o destino inevitável de quem persiste.

3) Cuidado com o julgamento alheio. Aquilo que as pessoas pensam sobre você é um problema delas é não seu. Faça o seu melhor e aceite os seus erros de cabeça erguida. Orgulhe-se da sua batalha e entenda que nós nunca perdemos tempo quando estamos lutando pela realização dos seus sonhos.

5) Paciência e persistência. Você não precisa ser perfeito para realizar os seus sonhos! Concentre-se em fazer o que é possível, o seu melhor, um dia de cada vez.

6) Valorize as suas ações! Lembre-se de que todo faixa preta já foi um faixa branca que nunca desistiu. Conecte-se com a alegria de começar a acertar e a fazer as coisas gradualmente cada vez melhor e essa autovalorização vai gerar muito mais força de vontade e alegria de viver para persistir e fazer dar certo até que seja impossível dar errado.

Isso vai mudar a minha vida?

Quais são as ações que realmente vão te levar para a realização do seu cartaz dos sonhosEssa é uma pergunta que você deve se fazer sempre que for planejar o seu dia. E você pode me perguntar: mas eu tenho que planejar o dia? Se você me fez essa pergunta, a resposta vem do guru Cumpadi Washington: sabe de nada, inocente!

Planejar o dia vai garantir que você dedique a sua energia somente no agora, no momento presente, sem se preocupar com todas as ações que precisa fazer ao longo do dia. 

Liberdade que aprisiona.

Às vezes as pessoas não determinam as ações e os horários do dia por um sentimento de liberdade. Ninguém gosta de passar o dia como um escravo da própria agenda. Mas esse sentimento de liberdade momentâneo cobra o seu preço ao final do dia. Quando você está na correria do dia há várias coisas a serem realizadas e geralmente o tempo é muito curto para que se consiga fazer tudo o que deveria ser feito.

Uma “escapada”, deixando para depois o que deveria ou poderia ser feito agora, traz um alívio. São tantas coisas que “eu tenho que fazer agora” trazendo cobrança e pressão, uma exigência de foco contínua, que procrastinar torna-se uma alternativa muito bem-vinda.

Disciplina que liberta.

“Disciplina é liberdade”.

Se conseguir superar a procrastinação e conquistar a disciplina, você terá um sentimento de liberdade ao final do dia, uma sensação de merecer o descanso e o tempo livre que acaba ficando maior quando você fez tudo que precisava ser realizado. Depois que aprender a usar a sua agenda como sua aliada e a aproveitar toda a sua energia de forma estratégica e focando no que realmente é prioritário, o seu tempo vai render de uma forma incrível.

ORGANIZE-SE!

Se você gastar a sua energia com aquilo que não é importante, vai acabar sem tempo para o que realmente vai fazer a diferença na sua vida.

Quando se aprende a dividir o tempo, tudo fica mais fácil de ser realizado e ainda desaparece a sensação de sufocamento por tantas coisas que precisam ser feitas e a dúvida sobre se você terá tempo e energia suficientes para realizar tudo aquilo. Em vez de se preocupar com as coisas que você sabe que tem uma grande chance de ficar pendente, toda essa energia é aproveitada para agir e executar as ações que precisam ser realizadas.

Transformando o veneno em remédio.

Como você se sente ao final de um dia nada produtivo, que procrastinou tanto quanto pôde? Alguns dos nossos coachees que acompanhamos em processos de coaching que duram 60 dias nos relatam que é um sentimento horrível chegar ao final do dia e perceber que se fez muito menos que foi planejado.

“Eu não mereço o meu sucesso”. CULPA!!!

Mas, se bem utilizado, esse sentimento é muito útil para a criação de uma “vacina”. Vamos potencializar a fórmula desse remédio colocando mais dois ingredientes muito potentes. 

Como você se sente quando precisa contar para as pessoas que você mais ama sobre os seus fracassos, que ainda não conseguiu realizar os seus objetivos de vida e no fundo sente que não fez o suficiente, não pagou o preço para merecer a realização dos seus sonhos?

– Como você se sente quando alguém é aprovado e você ainda está lutando para superar as reprovações e fazer dar certo? Agora ficou fácil!

Quando mais esses três momentos te incomodarem, mais você vai “doer” procrastinar.

Escreva em uma folha de papel com letras grandes:

VAI PROCRASTINAR?

Lembre-se:

  • Da culpa ao final do dia;
  • De contar para as pessoas do seu fracasso;
  • De parabenizar a aprovação dos outros.

Em outra folha, logo ao lado, coloque:

PARABÉNS PELA FORÇA DE VONTADE!

Lembre-se:

  • Do abraço da aprovação;
  • De sentir-se merecedor do seu sucesso;
  • De cada item do seu cartaz dos sonhos.

Na hora em que o “corpo mole” chegar, que as desculpas gritarem, basta ler o primeiro cartão com esses três “tapas na cara de mão aberta”. A dor deles vai te levar a parar de jogar o seu tempo fora.

Ante de começar a agir, lembre-se de comemorar e se conectar com a alegria de ter vencido a preguiça e a falta de foco, lendo o segundo cartão com esses três momentos de felicidade.

ALINHANDO AS TRÊS PARTES

Quando escuto de um coachee que ele está procrastinando demais a falha está em um das suas três partes internas. A parte interna REALIZADOR é um produto da soma entre as partes internas SONHADOR e CRÍTICO. A procrastinação pode vir pela simples e pura preguiça, a falta de ânimo provocada quando o SONHADOR está fraco, com pouca fé. O desejo pela realização dos sonhos é uma energia que pode ser extremamente potente para que a força de vontade seja estimulada e convertida em ações.

A procrastinação também pode aparecer quando o CRÍTICO interno não valoriza as ações do REALIZADOR, o que desestimula o SONHADOR. O pensamento é “Não adianta agir, eu não vou conseguir mesmo”Isso pode ser agravado quando o CRÍTICO compara negativamente o REALIZADOR com outras pessoas, o que enfraquece o SONHADOR. “Todo mundo faz mais que eu”.

Às vezes a procrastinação aparece pelo perfeccionismo, outra característica provocada por um CRÍTICO desalinhado. Se você tinha três horas de estudo planejada e, por algum imprevisto, só sobraram duas horas, a exigência de perfeccionismo grita logo e vem o desânimo para agir por não se estar nas condições perfeitamente perfeitas.

E por fim, como foi dito antes, a procrastinação pode aparecer com uma consequência pelo medo de mais um fracasso. Essa característica ocorre quando o SONHADOR está fraco, com a fé abalada, e o CRÍTICO interno não ajuda com a necessidade de autopunição e autossabotagem.

Leia mais no artigo A CONEXÃO E A EVOLUÇÃO DAS TRÊS PARTES INTERNA.

Um forte abraço e sucesso na busca por uma vida mais produtiva.

Espero ter ajudado!

Um forte abraço!

Master Coach Felipe Lima

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>