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COMO BATER A META

Como bater a meta de estudos. 

O CICLO DA ANSIEDADE
Muita gente vive em uma ansiedade absurda por não conseguir cumprir a meta de todo o seu planejamento de estudos. Isso gera uma culpa cada vez maior, um sentimento de dívida com o cumprimento da missão para que os seus objetivos de vida se realizem.

CULPA
No dia seguinte, com a consciência latejando, vem a cobrança pancada: hoje eu tenho que compensar o atraso de ontem. E mais uma vez você não consegue fazer o 100% planejado, muito menos os 135% estabelecidos como meta juntando com o acúmulo de ontem.

A culpa só cresce e a ansiedade junto com ela. O rendimento cai em consequência do cansaço gerado pelo desgaste da ansiedade e principalmente pela falta de fé, a redução da crença de que vai dar certo. “Eu não vou conseguir.”

Consequências: desmotivação, procrastinação, autossabotagem e em alguns casos vem o desespero, a falta de esperança, um medo excessivo sobre o futuro nada promissor que está por vir. “Estou perdendo tempo. Não vai dar certo. Será que eu devo desistir?”

FAZENDO DAR CERTO
E como resolver isso? Como eliminar esse ciclo continuo e desgastante de ansiedade?
“Não sei quantos abdominais eu faço por dia.
Eu só começo a contar quando começa a doer.”
Muhammad Ali
A ansiedade para quem se prepara para ter sucesso em provas, concursos e vestibulares pode ter várias origens, mas uma das principais causas é o sentimento de frustração por não atingir as metas estipuladas.

A MELHOR META
O ideal é ter a meta seguinte permanente: fazer o seu melhor, cada vez melhor.
O seu compromisso não deve ser com uma meta numérica e sim com a superação diária dos seus resultados.
É fundamental ter um planejamento de estudos personalizado, bem dimensionado para atender os seus horários, suprir as suas dificuldades, conforme análise criteriosa do edital e aproveitar o seu tempo da forma mais estratégica possível.

TRILHA x TRILHO
O planejamento deve funcionar como uma orientação, uma forma de distribuir as horas de estudo da maneira mais equilibrada possível, segundo as suas necessidades. Ele é uma trilha útil para guiar os seus estudos e não um trilho fixo e inflexível.

Já acompanhei milhares de coachees (alunos em processo de Coaching) durante 60 dias e no início eles não conseguiam cumprir nem 40% do edital. Com paciência e persistência, o que não é fácil de se ter, mas extremamente necessário, eles evoluíram ao longo das semanas conseguindo alcançar 50, 60, 70, 80, 90, 100, 110 e até 200% do que estava planejado.

Se você se limitar ao cumprimento do seu planejamento, se a meta for “cumprir o planejamento”, o seu máximo será aquilo que foi planejado e a intenção é que você supere o planejamento.
É fundamental eliminar dispersões, o tempo que se perderia com redes sociais, tv, navegação na internet e outros atrativos, e sempre buscar superar o seu limite, o seu máximo, cada vez melhor.

CONEXÃO PARA SUPERAR A META
Certa vez recebi um e-mail de um dos nossos coachees, uma pessoa que lutava com todas as forças para superar a indisciplina, que estudava no máximo uma ou duas horas por dia, me informando que ele tinha começado a estudar às 9h da manhã e já eram 21h e ele não estava cansado ou com sono.

Isso acontece quando as suas TRÊS PARTES estão fortalecidas e alinhadas.
1) SONHADOR: a sua parte responsável pela fé, a vontade de realizar cada item do seu “Cartaz dos Sonhos”. Se você ainda não tem um, faça! É um simples mosaico com as imagens de cada um dos seus sonhos.
2) REALIZADOR: é a sua parte da ação, que executa, que faz acontecer. A força do Realizador vem da energia do Sonhador. É a força de vontade que vem do desejo de realizar os seus sonhos.
3) CRÍTICO: é o seu bom senso, a voz da sua consciência. O crítico pode ser positivo, apoiador, incentivador, ajudando o Realizador a se superar continuamente, a valorar as suas ações e aprender com os erros ou ser negativo, com cobranças, pressões, comparações com outras pessoas, culpa excessiva, exigência de perfeccionismo e ansiedade.

Você precisa conversar diariamente com essas três partes, condicioná-las para que elas contribuam positivamente umas com as outras e conectá-las, uni-lás.
O Sonhador precisa estar constantemente conectado com o desejo de realizar os sonhos, o Realizador conectado com a alegria de viver e de fazer por merecer a realização dos seus sonhos e o Crítico conectado com a busca de superação com paciência e persistência.

CONCLUSÃO
Por incrível que pareça o grande segredo para “bater a meta” é não ter meta e quando bater a meta, dobrar a meta. rsrsrsrsrsrs
Comprometa-se diariamente com o seu melhor, o seu máximo, um dia de cada vez.

Avalie os resultados do dia, aprenda com os erros, elimine dispersões, melhore-se, evolua, utilize as técnicas de aprendizagem (leitura dinâmica, memorização e mapas mentais) para ganhar eficiência e melhorar o rendimento nos estudos.

Não leve dívida de tempo que não foi cumprido conforme o planejamento para os dias seguintes.
Amanhã será um dia com ainda mais força de vontade e o seu único compromisso e fazer o seu melhor, sem corpo mole, sem desculpas, sem procrastinação e com resultados cada vez melhores.

Levar a dívida de tempo para o dia seguinte, pela culpa de não ter feito o 100% do planejamento é como começar a fazer treino de musculação na academia e, no dia seguinte, ter que compensar o tempo de exercícios não cumpridos no dia anterior. Se você tem um treino planejado de 1h30min e, pelo cansaço, só conseguiu fazer 1h de treino, no dia seguinte você teria condições de fazer 2h de exercícios? É óbvio que não!

Se você for para a academia e se sentir mal porque está pegando pouca carga, pouco peso, e se comparando com outras pessoas que pegam bem mais peso que você, isso só gerará desmotivação. Comece pegando a carga que você pode, mas sempre chegue ao seu limite, nada de pegar peso leve, nada de estudar menos do que você pode. Com o tempo você vai pegar mais e mais peso, vai conseguir estudar por muito mais tempo com disposição e excelente rendimento nos estudos.

Faça o seu melhor e relaxa que a luz te acha!

MUDANÇA DE VIDA
No Genius Club há várias soluções que podem te ajudar a controlar a ansiedade, a ter muito mais disciplina e também a obter uma evolução incrível no seu rendimento nos estudos.

São aulas em vídeo sobre técnicas de aprendizagem, com o complemento dos webinários exclusivos ao vivo.

Os processos de Coaching em forma de acompanhamento, todos com 60 dias de acompanhamento escrito via Skype, porém com webinários ao vivo quase que semanais, são uma forma individualizada de promover mudanças de vida, eliminação de hábitos negativos e a criação de novos hábitos positivos para a realização de objetivos de vida.

Confiança: vai dar certo!

Um abraço,
Felipe Lima.

Comentários

  1. Ola, gostei muito do artigo. Parabéns pela dicas. Eu escrevi no meu blog um artigo com o título: É possível controlar a Ansiedade? Acho que pode ajudar tambem. Abraço

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