Como dar um “tapa na cara de mão aberta” na preguiça e no desânimo

POR QUE NÃO EU?

É domingo à noite, você fica vendo as fotos e posts dos amigos nas redes sociais, pessoas felizes em suas viagens, carro e casa novos, realização profissional, aprovação em concurso, família crescendo, sucesso e felicidade temperados com os filtros do Instagram. Você olha para a sua própria vida e se pergunta: quando tudo isso vai acontecer pra mim? Quando a sorte vai bater na minha porta? Por que está demorando tanto? Será que um dia vai dar certo?

Bate aquele sentimento incômodo pela falta da realização das suas metas de vida, uma vontade de mudar, mas você nem sabe por onde. Vem aquele desejo súbito de ficar rico e ganhar o dinheiro necessário para ter uma vida bacana, de conquistar a realização profissional e seguir com as etapas da vida. Mas o que fazer para mudar isso? O que é necessário para transformar uma vida inteira de maus hábitos como a preguiça, falta de autoconfiança, procrastinação, autossabotagem, autocrítica exagerada e a falta de evolução na vida?

 

A SOLUÇÃO

O primeiro passo para a mudança é o desejo de mudar. Pena que esse desejo só vem às vezes – quando nos comparamos com alguém e nos sentimos inferiores ou quando simplesmente vemos as conquistas das outras pessoas e nos perguntamos quando nós vamos realizar as nossas metas. O desejo de emagrecer não vem na hora da refeição, ele só aparece em momentos como a ida a uma praia e chegou a hora de ficar com pouca roupa, quando você sai do banho e percebe que tem gordura sobrando naquela pessoa ali no espelho ou quando você encontra com um amigo que faz tempo que não vê e aquele comentário super-conveniente surge: é impressão minha ou você engordou? Esses momentos propiciam dor, o incômodo que geram a vontade de mudar, mas o tempo passa e as pessoas se esquecem dessa dor ou acabam se acostumando com ela.

 

A MUDANÇA PELO AMOR OU PELA DOR

O Cartaz dos Sonhos é uma ferramenta simples, porém poderosa para que você possa manter o foco na realização dos seus sonhos. Muitos alunos confessam que não esperavam muitos resultados daquele mosaico de imagens que refletia a sua visão de futuro. Todos os dias esse cartaz vai te lembrar do que o seu coração pede, vai te ajudar a dizer “não” para tudo o que não for uma ação que te aproxime dele e a dizer “sim” para superar os desafios e as dificuldades encontrando a alegria de viver, sentindo o prazer de fazer por merecer e se aproximar ainda mais da realização dos seus sonhos.

Colocar o seu Cartaz dos Sonhos na sua frente, no seu local de estudos, vai te ajudar a manter a disciplina e a se livrar das desculpas que desperdiçam o seu tempo e energia. Mas, um belo dia você acorda, olha para tudo aquilo e sente que ainda está muito distante, que a maratona está longe do fim e as pernas já estão cansando dessa corrida aparentemente sem fim. É nessa hora que chega o momento do “TAPA NA CARA DE MÃO ABERTA”. Escreva frases, não muitas, com aquilo que vai te fazer continuar a buscar o seu melhor mesmo quando a força de vontade falhar. Cuidado: precisa ser algo que te faça andar e não ficar no chão chorando e sentindo pena de si mesmo(a). Ninguém mesmo que você mesmo(a) para encontrar o que você precisa escutar em um momento de desânimo, onde nada parece te animar.

Certa vez um coachee que eu acompanhava em um processo de Coaching por 60 dias me disse que não tinha mais ânimo para estudar, que estava focado no Cartaz dos Sonhos, no Calendário do Sucesso, no momento da aprovação, na sua versão do futuro com todas as realizações, mas naquele dia nada funcionava. Então, como uma medida emergencial, eu fiz a pergunta “TAPA NA CARA DE MÃO ABERTA” e ele conseguiu estudar por 11h (onze horas) sem parar: Com que cara você vai olhar para os seus pais na sua próxima reprovação e vai dizer pra eles que, por não estar fazendo por merecer, vai precisar dedicar mais do seu tempo e gastar mais do dinheiro deles para ser aprovado?

Naquele momento eu fiquei preocupado, pois o coachee desligou a chamada em vídeo do Skype se despedindo rapidamente. Eu liguei no celular dele perguntando o que ocorreu, pedindo desculpas se tinha pegado pesado demais e ele me tranquilizou dizendo que as minhas palavras não poderiam ter sido melhores para fazê-lo EMPUTECER (parar de dar desculpas e de fazer corpo mole) para #FazerDarCertoAtéDarCerto e tornar a missão dada uma missão cumprida.

Exemplos de frases “TAPA NA CARA DE MÃO ABERTA”:

  • Hoje você pode escolher entre ser um FRACO e deixar a preguiça vencer ou ser um VENCEDOR e fazer por merecer o seu sucesso. Escolha!
  • As suas DESCULPAS só te afastam dos seus sonhos!
  • Não aceite NADA MENOS que o seu melhor! Sem corpo mole, sem desculpas!
  • Até quando você vai ficar dando os parabéns pelo sucesso das outras pessoas e vai ficar deixando o seu sucesso para depois?

 

CONECTE-SE

Você precisa “aproximar” a alegria da vitória (desejo do sucesso) e a dor da derrota (raiva do fracasso, um sentimento positivo, pra frente) para se manter firme na sua batalha.

Pergunte-se e responda:

  • Quais as melhores coisas que vão te acontecer quando você realizar cada item do seu Cartaz dos Sonhos?
  • Quais as piores coisas que podem acontecer se você não fizer por merecer a realização dos seus sonhos?

Encontre a melhor e a pior situação e recorra a elas da forma que mais te dê forças. Prefira a melhor, mas se ela não for suficiente, faça uso da pior.

Certa vez uma coachee falou que adoraria perder 10kg e que antes de casar tinha saúde perfeita, alimentação e fazia exercícios físicos. Quando eu perguntei a ela quais seriam a “melhor e pior” situações, ela me respondeu:

  • Melhor: O meu marido ir à praia comigo e não tirar os olhos de mim.
  • Pior: Ele ficar olhando para outras mulheres.

Quando eu perguntei se tinha alguma coisa pior ela baixou a cabeça e com um olhar triste disse que sim. Meses depois eu a encontrei, 10kg mais magra e com uma tonelada a mais de felicidade. Sorrindo, ela me disse que o desejo de salvar o seu casamento e o medo de perdê-lo fizeram com que ela deixasse as desculpas de lado e mudasse a sua vida.

Conecte-se com o seu Cartaz dos Sonhos e sempre tenha um paraquedas de reserva, as frases “TAPA NA CARA DE MÃO ABERTA” espalhadas pela casa (atrás da porta do quarto e do armário, dentro da gaveta, na capa dos livros, nas páginas dos seus resumos e mapas mentais) que você vai recorrer apenas quando o desejo pela realização dos seus sonhos não for suficiente para te inspirar e te manter cumprindo a meta de cada dia: fazer o seu melhor, cada vez melhor.

Um abraço
Felipe Lima

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>