Dicas pré-prova da OAB

Dicas para prova OAB

Trago aqui nesse post, que antecede mais uma prova da OAB, algumas dicas que acredito que podem fazer diferença para que você alcance sua aprovação no exame da ordem.

Eu vejo muitos alunos que chegam na reta final e acham que não conseguiram estudar tudo o que queriam. É muito importante que você entenda que você fez o que estava ao seu alcance. É logico que talvez você poderia ter arrumado mais tempo pra estudar, ter planejado melhor os seus estudos, poderia ter se organizado de forma melhor. Mas é importante que você se dê conta que você sempre vai achar que poderia ter feito mais. Isso é uma coisa em que vai se evoluindo com o tempo. Para que você seja aprovado, você não precisa acertar tudo. Mas também não é por isso que você deva mirar no ponto de corte. Você sempre deve tentar alcançar o seu máximo.

Também é essencial que você tenha essa tranquilidade no seu coração: de que você está em paz e tranquilo com o que você conseguiu fazer. Isso faz muita diferença na hora da prova. Porque se você carrega consigo um negócio chamado CULPA, ela pesa e muito. E por isso, a ansiedade sobe, e a memória acaba sendo reprimida. Então o ideal é que você vá fazer a sua prova o mais tranquilo possível, sem as pressões que possam existir, sejam elas suas ou de sua família.

Se esta não for a sua primeira prova, tente esquecer os resultados anteriores. Aquilo é passado. Livre-se da culpa da reprovação. Lembre-se que você estudou muito mais dessa vez, que você se preparou muito mais e está mais pronto para esse desafio que da última vez. É importante que você mantenha a certeza de que vai fazer o seu melhor. Tire o foco da sua aprovação ou reprovação. Mantenha o seu foco na sua vontade de passar. Tenha ciência de que se você não passar dessa vez, não será o fim do mundo. Você continuará bem, você ficará bem para estudar e se preparar ainda melhor para conseguir a sua aprovação na próxima tentativa.

É muito fácil manter a paz quando tudo está bem. Difícil é mantê-la quando as coisas estão ruins. Se você se deparar com uma matéria que você não manja muito na hora da prova, não se desespere. É só uma questão. Dificuldades sempre virão na prova. E cada desafio que aparecer vai te fazer crescer cada vez mais. Veja cada problema de forma positiva.

Outra coisa que pode te ajudar bastante é o processo de visualização da prova. Que você possa se imaginar fazendo a prova e vivenciá-la com riqueza de detalhes. É legal se você consiga fazer isso o máximo de vezes que você consiga. Vivencie a realização da prova. Que você se veja confiante. Que você se veja bem, fazendo o seu melhor. Se você vai passar ou não é uma consequência de um conjunto todo.

É importante ainda que você não tenha a ambição de estudar tudo.  Pegue os pontos que você precisa melhorar e foque neles. Agora é hora de lembrar. Não é hora de enfiar uma massa muito grande de conteúdo na cabeça. É hora de revisar e evocar o que você já estudou. E a gente faz isso respondendo questões. O que você sentir que precisa melhorar, dê uma revisada.

Procure não diminuir o seu sono. Não vá dormir tarde. Não durma mal. Não sacrifique o seu descanso. Quando não dormirmos nossa capacidade de pensar se esvai. É importante que você durma bem na noite que antecede a prova. Cuide de sua qualidade de sono. Mas daí você me pergunta: Professor, como eu faço pra dormir bem antes da prova?

É fundamental que um dia antes você faça exercícios físicos. Pratique um esporte que te faça bem. Se conseguir fazer um que seja coletivo, melhor ainda. Se quiser fazer uma caminhada também é bom pra relaxar. Mas separe uma hora do seu dia antes da prova para se exercitar e canse seu corpo pra sua cabeça dormir bem. Nessa altura do campeonato você precisa relaxar. E isso com certeza pode te ajudar. Autorrelaxamentos também podem te ajudar. Aqui na sessão gratuita do nosso site você encontra alguns…

Outra coisa que pode te ajudar bastante é fazer alongamentos e respirações profundas antes de dormir. Ouvir uma música tranquila e suave, pra que você vá relaxando. Não espiche os estudos antes de dormir. Se você puder parar de estudar no final da tarde e reservar a sua noite pra que você possa descansar será excelente. Mas não fique sem fazer nada. Quando parar pra descansar faça coisas que te fazem bem, que te dão prazer. Assista a um filme, namore, tome um chá quente, algo que te traga uma tranquilidade. Não fique com a cabeça vazia. Eu não recomendo que você tome medicamentos pra relaxar e dormir, porque isso pode prejudicar seu desempenho no outro dia. Ainda mais se você não está acostumado a tomá-los.

Para estimular a concentração eu recomendo fortemente a Leitura Dinâmica. Ela é uma ferramenta ótima pra isso. No dia da prova, acorde e alongue-se. Ligue uma música que te bote pra cima. Vá pra prova com a cabeça de quem está fazendo o seu melhor. Orgulhe-se do tanto que você se dedicou. Você nunca vai conseguir ter feito tudo. Mas valorize o que você fez até aqui e que você vai fazer a melhor prova que você puder.

Uma dica bem importante para a hora da prova é a dica do pit-stop: são 4 itens que você faz durante a prova a cada hora que passar. Você para, alonga seu braços pra cima e alongue seu pescoço. Se tiver alguma coisa doce, ingira. Assim você aumenta o nível de glicose no sangue. Então tome uma água e hidrate-se. Por fim, faça 4 respirações muito profundas para que você possa mandar oxigênio pro cerébro. 1. Alongamento. 2. Ingerir algum tipo de açucar. 3. Beba água. 4. Faça respirações profundas.

Eu gostaria muito de poder estar presente, olhando no seu olho e lembrando que você pode superar tudo aquilo que está no seu caminho. Não fique chateado pelos obstáculos. Eles são sempre uma maneira de nos fazer melhorar na vida. São sempre oportunidades de crescimento.

Tenha uma certeza: algum dia você será reprovado. Seja numa prova. Num processo seletivo para um emprego. Num concurso… Você vai ter momentos difíceis na vida. E pra que os momentos de sucesso possam acontecer, é importante que eles existam. Quando esquecemos que vamos cair, que coisas ruins podem acontecer, a gente sofre muito mais. Tenha essa certeza: coisas erradas vão acontecer e você vai persistir até que você atinja seus objetivos e alcance a sua meta. Eu torço pra que você tenha o melhor desempenho possível na sua prova. Lembre-se que você não está só. As pessoas que te amam te apoiam. Perdoe as pessoas que te cobrem de forma errada, ou que te comparem com outras pessoas, ou que colocam muita confiança em você, aumentando a pressão em cima de você.

Não esqueça que você construiu o seu sucesso. Corra atrás e não julgue o você e o que você fez. Se empenhe em fazer o melhor com o que você conseguiu construir. Lembre da quantidade de horas que você passou estudando. Valorize suas ações.  O mundo nos traz vários adversários. A gente precisa jogar a nosso favor. Olhe pra você mesmo com fé e acredite que vai superar tudo aquilo que vier, porque dessa forma a gente consegue chegar cada vez mais perto dos nossos objetivos e tornar eles realidade. Ao acordar no dia da prova, olhe com ela com merecimento de quem fez o melhor que podia. De quem acreditou no seu sonho. De quem foi atrás do que queria.

Esta dicas, o processo de vivência da prova e muitas outras fazem parte do nosso produto Tira Neura-Pré-Prova. Acesse o link e veja se esse mini-curso pode ou não te ajudar! Espero ter lhe auxiliado, nem que seja um pouco.

Conte sempre comigo.

Um forte abraço e boa prova,
Coach Felipe Lima.

Comentários

  1. Muito gostei muito do artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>