Disciplina definitiva

disicplinadefinitiva

Você deve estar se perguntando: o que esse cara vai me dizer que vai DEFINITIVAMENTE fazer com que eu tenha DISCIPLINA? Leia até o final e descubra como eu mudei a minha vida.

Ela é a base do sucesso, o ingrediente indispensável para realizar metas. Por mais que você tenha competência, estratégias e facilidade em aprender e lembrar, sem DISCIPLINA para fazer dar certo, os seus objetivos não se tornarão realidade, a sua aprovação será algo muito mais distante. Quer você esteja na batalha para ter sucesso em concursos, vestibulares, na formação universitária e em outras provas, a disciplina é algo essencial para o seu sucesso.

Muita gente passa a vida toda sofrendo pela indisciplina, a falta de capacidade de realizar aquilo que foi planejado, um desempenho longe da excelência e muito próximo da zona de conforto.

 

COMO SERIA?

Como seria se você fosse a pessoa mais disciplinada que conhece? Como seria se todos te conhecessem como sendo uma pessoa de realização, sem desculpas, preguiça ou procrastinação?

Para muitos, um nível de disciplina excelente pode até parecer algo impossível e se conforma: isso não é pra mim, eu não sou assim.

Mas, felizmente, há várias ferramentas e estratégias de Coaching que eu e a equipe de coaches SouGenius desenvolvemos e aprimoramos desde 1999, que ajudaram a mudar a minha vida.

 

MONTANDO O QUEBRA-CABEÇA: AS 3 PARTES INTERNAS

A disciplina é o resultado, uma consequência a interação de três partes internas: sonhador, realizador e crítico.

O sonhador é a parte interna responsável pelo desejo de uma vida nova, pela força de vontade para superar as dificuldades e realizar os sonhos. É dele que vem toda a energia para que o realizador tenha forças para transformar em ação aquilo que você traz no coração. Não basta ter um sonhador forte, com uma fé inabalável, ele precisa estar conectado com o realizador para transformar toda essa vontade em determinação.

O realizador é a parte responsável pelas ações. Geralmente é atribuída a ele a culpa pela indisciplina, mas o seu comportamento é moldado pela interação com o crítico e com o sonhador. É praticamente impossível se ter um realizador pancada, Capitão Nascimento, sem desculpas, sangue nos olhos, com um crítico mala, punitivo e um sonhador fraco, com a fé oscilando e duvidando do sucesso. Da mesma forma que o sonhador influencia o realizador, ele também é influenciado pelo realizador. Essa troca de energia é uma via de mão dupla. Quanto mais o sonhador acreditar e empurrar o realizador para buscar o merecimento da realização dos seus sonhos, como uma torcida de time de futebol, mais as ações do realizador vão fortalecer a fé do sonhador. A fé se transforma em ações e as ações fortalecem a fé.

O crítico é a parte crucial para que a interação entre sonhador e realizador flua e traga excelentes resultados. Ele pode ser um crítico amigo, parceiro, apoiador, do bem, que fortalece a fé do sonhador, ajuda o realizador a aprender com os seus erros sem culpa, evoluir e se melhorar continuamente, valorizando os acertos e tirando-o da zona de conforto OU pode ser um crítico mala, autopunitivo, que enche o realizador de culpa, medos, perfeccionismo (nunca nada é o bastante), comparações com terceiros, cobranças e principalmente ansiedade.

Às vezes basta um crítico desajustado, excessivamente duro, para que o sonhador tenha a sua fé abalada e o realizador se desanime para agir. Uma hora de ansiedade desgasta, cansa mais que uma hora de estudos. A briga entre as três partes internas, as cobranças do crítico, a falta de fé do sonhador e a inação do realizador traz uma perda de energia emocional absurda que leva à exaustão.

O crítico também não pode ser passivo, omisso, mole, ele precisa ser ativo, como um Personal Trainner na academia, que te ajuda superar limites, mas que te faz descansar sem culpa, que valoriza a sua evolução e te faz entender que tudo tem o seu tempo. Comece levantando 1kg e em algum tempo você já será capaz de levantar 20kg ou mais.

Não basta que essas três partes estejam fortalecidas, elas precisam se manter conectadas e esse crescimento e união deve ser cuidado diariamente.

 

ARSENAL DE FERRAMENTAS DE COACHING QUE AJUDAM NA DISCIPLINA

1) Cartaz dos sonhos

Um simples mosaico com as imagens que representam os seus sonhos. Ele deve ser impresso, divulgado com os seus aliados da aprovação e afixado em um local visível, de preferência em frente ao seu ambiente de estudos. O cartaz dos sonhos vai te lembrar todos os dias da razão dos seus estudos. Como ele você terá um significado maior para cumprir o seu planejamento de estudos e encarar cada minuto de leitura, aulas ou resolução de questões como o pagamento do preço para fazer por merecer os itens do seu cartaz dos sonhos.

2) Calendário do sucesso

São 31 páginas, sendo uma para cada dia do mês, com uma mensagem e imagem inspiradoras. Ele vai te ajudar a praticar algumas coisas importantes que nós frequentemente sabemos, mas nos esquecemos de colocar em prática.

Baixe aqui o nosso modelo de Calendário do sucesso e personalize-o do seu jeito, mude as frases e imagens que achar necessário.

A ideia é manter a prática do que cada página te traz, comportamentos que precisam se tornar hábitos, pensamentos que precisam virar um padrão mental definitivo.

3) Cartaz dos modelos

Ele é bem parecido com o cartaz dos sonhos, mas é composto por pessoas de referência para que você possa modelar. Segundo à PNL (programação neurolinguística) significa copiar padrões de comportamento e modelos mentais. Os meus modelos, por exemplo, de crítico, sonhador e realizador podem ser um Samurai (a harmonia entre a missão de vida, a qualidade de vida e a excelência da disciplina), o boxeador Muhamad Ali (“Eu não sei quantos abdominais faço por dia. Só começo a contar quando começa a doer”) e o Hulk (Quando ele quer entrar em uma casa, coitada da porta).

Identifique os seus modelos das 3 partes e de outras referências de comportamento que você julgar necessário para te ajudar a superar os desafios da maratona e fazer dar certo.

4) Mensagens escritas

Você pode escrever com letras grandes uma mensagem por folha e espalhar pela casa e nos seus materiais de estudo, livros, cadernos, mesa, parede, teto, atrás da porta e dentro de gavetas.

No aplicativo SouGenius, disponível para IOS e Android, você pode ativer uma notificação gratuitamente para receber as nossas mensagens diárias. 

Essas frases são excelentes por manterem uma conexão ativa com um padrão de comportamento desejado.

Exemplos:

Missão dada é missão cumprida.

A cada dia me aproximo ainda mais do meu sucesso! Vai dar certo!

Encontre a alegria de viver!

Você sempre tem muito mais razões para sorrir que para chorar.

Quem será a primeira pessoa que você vai dar um abraço no momento da sua aprovação?

 

5) Tapa na cara de mão aberta

Essa técnica segue o mesmo modelo das frases escritas, mas o conteúdo é bem diferente. Na primeira é recomendado que se use algo positivo, motivador, inspirador. No “tapa na cara de mão aberta” você vai escrever algumas mensagens, não muitas, com algo que te tire da zona de conforto quando nada mais funcionar.

Exemplos:

  1. A) Escolha: ser um fraco, medíocre e cheio de desculpas ou um vencedor que paga o preço pela realização dos seus sonhos. Escolha!
  2. B) Com que cara você vai olhar para aquela pessoa que duvida de você e dizer pra ela que ela tem razão?
  3. C) Depois da próxima prova você vai dar qual notícia para a sua família: passei ou mais uma vez não deu?

6) Aliados da aprovação

Converse com a sua família, namorado(a) e amigos. Peça a ajuda deles, oriente-os sobre o que te atrapalha e o que te ajuda. Fale sobre a necessidade que você tem de mais apoio e não cobrança.

7) Autorrelaxamentos 

Eles são os campeões de audiência entre os nossos coachees que fazem os nossos processo de Coaching que duram 60 dias.

Essa é uma prática que gera muita conexão com os elementos do cartaz dos sonhos, com a paz de espírito, o controle da ansiedade e a visão de futuro sobre o seu sucesso.

Vale muito a pena fazer três breves autorrelaxamentos diariamente, sendo um pela manhã e outro à tarde para estimular a memória, concentração e disposição e um último à noite, para melhorar a qualidade e o controle da ansiedade.

8) Emputecer 

É um estado de espírito, uma postura para deixar as desculpas de lado e não aceitar nada menos que o seu melhor.

É uma indignação com a mediocridade, com o fazer menos que se pode. Uma vontade única de dizer sim para o que te leva para o seu cartaz dos sonhos e não para qualquer coisa diferente disso.

9) Elemento do futuro

Compre um porta-retrato, ele precisa ser novo. De preferência, deixe-o próximo às fotos que você já tenha em casa. Mantenha-o vazio e escreva nele “Coloque aqui a foto do abraço da aprovação”. Criar um elemento que será usado no futuro mantém a conexão viva com a visão do que está por vir, o sonhador focado no que é prioridade, o realizador atento sobre o que é ou não importante para realizar agora e o crítico alerta sobre como superar os desafios para fazer dar certo.

Coloque tudo isso em prática, persista diante das dificuldades e sempre nos envie as suas dúvidas e resultados obtidos no suporte@sougenius.com.br.

Todas essas ferramentas e outras tantas são colocadas em prática e acompanhadas em nossos processos de Coaching que duram 60 dias em forma de acompanhamento e “até passar”, até a sua aprovação, com os nossos Webinários ao vivo (encontros em grupo podendo enviar as dúvidas e dificuldades de forma escrita e eu respondo em áudio e vídeo).

Se você tem interesse nos nossos processos de Coaching, dê uma passada no nosso site. Se lhe interessar algum curso ou tiver dúvidas, você ainda pode ver as principais diferenças entre eles aqui.

Um abraço do amigo,
Coach Felipe Lima.

Comentários

  1. Daiane Firmino Alves disse:

    Uma frase no texto conseguiu definir com perfeição o meu atual momento: “manter a prática do que cada página te traz, comportamentos que precisam se tornar hábitos, pensamentos que precisam virar um padrão mental definitivo.”

    O meu crítico é um carrasco e está acabando comigo!! Depois desse texto, me sinto bem melhor para começar tudo do zero e deixar o sonhador, o realizador e o critico alinhados!!

    Rumo ao sucesso!!!

  2. hildyane disse:

    adorei as dicas, deu pra criar um fôlego a mais, motivação e mostrar em que pontos estou errando! Parabèns!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>