Disciplina e prioridades.

disciplina e prioridades

“A internet é a única grande criadora de ignorância que a humanidade já inventou, como também é a única grande eliminadora dessa ignorância. É a nossa habilidade de filtrar informação que elimina a primeira e empodera a última.” – Clay Johanson

Tenho de partilhar que tinha uma rotina maluca de, todos os dias abrir várias guias: um portal de notícias, outro portal de notícias, mais um portal de notícias, e-mail, Facebook, WhatsApp Web, Twitter, Genius Club etc.

Nos portais de notícias havia o ritual do ‘botão direito + abrir link em uma nova guia’. O que acontecia? Pelo menos 53 guias abertas (oriundas apenas dos portais, fora do e-mail e das redes sociais)!

abas

A busca pela informação e a acessibilidade que a internet oferece, dificultam muito o foco e a produtividade. A facilidade de ter tudo que interessa em dois cliques é enorme. E quando se vê, já são seis horas, como diria Mario Quintana.

Minha ficha caiu quando percebi que tinha de ficar correndo com todos os meus compromissos. O intervalo de tempo que podia dedicar para me debruçar ante alguns assuntos precisava ser revisado, e, na maioria das vezes, improvisado. No entanto, foi nesse ínterim que me descobri disciplinado: ora, se todos os dias eu fazia tudo sempre igual, isso era uma hábito. (Como se cultiva a discplina? Construindo hábitos.) Já estava com meio-caminho andado…

Após essa descoberta surpreendente, foi momento de dar atenção aquilo que era prioritário. Quando se fala de prioridade a gente tem de pensar em contornos mais extensos: curto, médio e longo prazo. O imediatismo aqui é fatal porque demanda pressa, urgência, quiçá necessidade. Observe detalhadamente o tempo das metas:

  • Metas de curto prazo: aquelas que você pretende realizar em menos de um ano.
  • Metas de médio prazo: objetivos que você espera concretizar dentro de um a cinco anos.
  • Metas de longo prazo: aquelas que você imagina realizar em, no mínimo, cinco anos.

Elaborei um Cartaz dos Sonhos para cada prazo. Era muito importante ressaltar o que era realmente importante! Perder dez minutos todo dia, de segunda a sexta, me deixava com menos uma hora na semana. O que poderia fazer em uma hora? Quantas horas perderia ao final de um mês, três meses, seis meses? Tempo não é dinheiro, tempo é vida.

Gerenciar a semana também se fez necessário. Logo, o Planejamento de Estudos Personalizado foi muito eficaz para sanar esse embaraço. Um planejamento exclusivamente feito para mim, me permitia ter uma noção mais apropriada do meu rendimento. Houve uma ascensão de produtividade: mais tempo para revisão de questões, mais tempo para resolução de questões, mais tempo para os cursos online.

A vida é um grande quebra-cabeças – e cada um tem de saber montar o seu. Pondere um pouco sobre seus hábitos diários, analise seus objetivos e sonhos, reflita sobre o valor do tempo. Com um exame pessoal mais profundo é possível identificar suas forças e fraquezas e, consequentemente, você saberá onde atuar e de que forma agir.

Rovan Berto

Time SouGenius

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>