Discordar com empatia

Discordar com empatia

Atualmente ouvir o outro com empatia e paciência se transformou em uma virtude que poucas pessoas possuem. E para comprovarmos tal hipótese basta abrirmos as notícias na internet ou nas próprias redes sociais, os comentários são diversos a respeito da opinião do outro. É interessante  observar essa falta de empatia para que dessa forma possamos passar a vigiar os nossos próprios comportamentos frente a opiniões diferentes.

As diferenças existem, pois as pessoas são diferentes. A história de vida que cada um carrega é diferente, e são essas diferenças que nos dão abertura para conhecer o novo. Todos nós possuímos os nossos valores e crenças, alguns se assemelham aos de outras pessoas e outros não. E em algum momento nos deparamos com opiniões diferentes das nossas, e aí eu te pergunto: como você tem reagido frente a essas opiniões? Você discute ou procura ouvir com respeito? Se você é daquelas pessoas que discutem e que não dão nenhum tipo de abertura para a opinião do próximo, eu te convido a fazer esse exercício da próxima vez que você se deparar com opiniões que divergem da sua.

Hoje em dia se fala tanto em respeito ao próximo, mas como se inicia esse respeito ao próximo? O respeito se inicia no momento em que nos propomos ouvi-lo sem querer impor a nossa própria opinião. Ninguém é dono da verdade, como já dizia minha avó, pois cada um possui a sua própria razão para pensar ou agir de maneira diferente da nossa. Tudo isso é sinal de respeito e não de aceitação, você não é obrigado a aceitar o que não condiz com seus valores, mas respeitar é uma obrigação.

Comece a abrir-se para o novo, como eu mencionei acima. Quando se ouve ou discute certos assuntos com empatia a gente se abre para o novo, conhecemos outras formas e maneiras de pensar, ampliando assim o nosso arcabouço de sabedoria.

Nós do time SouGenius temos o compromisso de nos abrir para o novo a cada sessão de coaching ou a cada dúvida que recebemos em nosso e-mail. Foi baseado nisso que criamos o Genius Club, onde juntamos mais de sete mil reais em cursos e transformamos em uma assinatura mensal, onde se tem acesso a mais de 600 videoaulas que vão mudar a sua vida!

Coach Laiz Moreno

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>