É DORMINDO QUE SE APRENDE

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Uma noite mal dormida pode causar prejuízos bem maiores que uma cara de sono na manhã seguinte. Às vezes vamos dormir cansados e com sono, mas não conseguimos nos desligar dos problemas e da correria do dia para ‘apagar’ e dormir bem.

Além de ser essencial para o corpo, o sono de boa qualidade (e quantidade) é fundamental para o bom desempenho mental. Quem dorme mal acaba desenvolvendo algumas desvantagens significativas como acordar com uma baixa capacidade de aprender e lembrar, esquecer-se de parte do que foi aprendido durante o dia de estudos – pois é durante o sono que os conhecimentos adquiridos migram da zona cerebral de curto prazo para a zona cerebral de longo prazo – e, inclusive, pode causar a perda de neurônios.

Quem bem soubesse o quão prejudicial é dormir menos que o necessário e com baixa qualidade não ficaria lutando contra o sono para esticar nos estudos, tomando guaraná em pó, com café e banho de água fria.

Da mesma forma que o corpo “cresce” durante a fase de descanso e os músculos aumentam após os exercícios físicos, é durante o sono que sedimentamos e fixamos a matéria estudada. Estudar sem dormir bem é como colocar água em balde furado.

Um bom termômetro para saber se o seu sono está acumulado é a seguinte: se não colocasse o alarme para despertar, quantas horas, ou dias depois, você acordaria do horário que deveria acordar?

Duas dúvidas são frequentes sobre o sono:

  • Qual a quantidade de horas necessárias por noite de sono?
  • Como frear a mente, conseguir se desligar dos problemas e ter um sono de qualidade?

Pode parecer óbvio, mas a melhor hora para se acordar é quando os olhos se abrem e não quando o alarme toca. Não há uma quantidade fixa de sono que se deve ter em cada noite, porém ela deve ser suficiente para que você acorde com disposição para render bem durante o dia de trabalho e estudos.

Ter hábitos saudáveis como uma alimentação saudável (e falo saudável de verdade, uma dieta específica para atender as suas necessidades, não aquelas prontas que você encontra por aí na internet) e exercícios físicos são essenciais para se ter um sono de melhor qualidade e até um desempenho físico e mental melhor. Exercícios físicos reduzem a necessidade excessiva de sono, favorece a memória, oxigenam o cérebro e regeneram neurônios.

É fundamental ter o ritual do sono. Pare tudo trinta minutos antes da hora programada para dormir, tudo mesmo: desligue a internet do celular e a televisão, tome um banho concentrando-se no banho (às vezes passamos shampoo duas vezes porque não lembrávamos se já tínhamos passado antes ou não), pegue um livro tranquilo para ler na cama (nada de matéria!), algo leve, como Rubem Alves, e deixe as preocupações fora do quarto.

O melhor sonífero que conheço é o sentimento de dever cumprido. Se você for dormir com a culpa que deveria ter feito mais do seu dia, provavelmente vai ter dificuldades para pegar no sono. Em cada dia busque a meta de fazer o seu melhor, cada vez melhor e relaxa que a luz te acha. A cada dia você se aproxima, ainda mais, do seu sucesso, da sua aprovação. Faça por merecer um dia de cada vez, sem se cobrar ou culpar por não ter feito 100% do planejado. Alegre-se por ter feito o que você pôde e busque o seu melhor, cada vez melhor.

Um abraço

Felipe Lima

Comentários

  1. Diego disse:

    gostei muito das dicas, dormir bem é muito importante para ter uma vida saudável!

  2. Daniel disse:

    Muito bom, adorei vou aplicar as dicas, abraço

  3. Mauricelia disse:

    Impressionante o talento que você tem de alcançar não só a mente, como também o coração das pessoas. Todas as palavras dessa postagem, falaram muito à minha vida, mas as últimas, foram avassaladoras, cheguei a ficar emocionada e recordei-me do quanto sua presença foi decisiva na minha aprovação pra OAB (a voadora com dois pés… rsrsr), tudo que vc falava no curso online LFG, se cumpriu.Parabéns pelo dom de fazer a diferença na vida dos que desejam uma vida, um futuro de sucesso. Agora, a luta é o concurso público. Vamos com tudo!!!

  4. Ralf disse:

    obrigado por essas dicas, gostei bastante!

  5. Amanda lima disse:

    obrigado por essas post lindissimo, vou compartilhar, abraço

  6. Ismael disse:

    gostei, muito bom essas dicas, vou compartilhar com meus amigos!

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