Edital do INSS… E agora?

editalinss

Recentemente foi publicado o edital para o concurso do INSS (são 800 vagas para o cargo de Técnico do Seguro Social, que exige apenas o Ensino Médio completo, e 150 vagas para o cargo de Analista do Seguro Social, com formação em Serviço Social). Essas vagas são divididas por Gerências Executivas em todo país.

Segundo o edital, as provas ocorrerão em maio de 2016 – isso é fantástico: nos dá, aproximadamente, quase seis meses de preparação. Para quem está iniciando os estudos, o tempo de organização é ideal; e, para quem já vem estudando, esse é o momento de intensificar seu preparo.

Abaixo, algumas dicas importantes para quem topou encarar o concurso do INSS:

  • Vamos lá! A primeira coisa é se perguntar: é isso mesmo que eu quero? Estou disposto a me dedicar o quanto for necessário para ser aprovado nesse concurso? Caso as respostas sejam positivas, vamos seguir adiante, pois essa prova exige dedicação e compromisso de sua parte.
  • É essencial um planejamento de estudos incluindo todas as matérias do edital (considerando a importância de cada disciplina para prova) e o seu conhecimento de cada uma (de modo que as matérias que você possui menor conhecimento e as mais relevantes sejam priorizadas). Entretanto, você deverá estudar todas as matérias. Saber gerenciar o seu tempo lhe permite ver todo o conteúdo e ainda fazer todas as revisões antes da prova.
  • Esse item assim como os demais é fundamental: a escolha do material de estudo. As fontes que você utilizará nos estudos, influenciarão diretamente na sua aprovação. Você precisará de um conteúdo completo, que não seja muito extenso, com o direcionamento correto para responder precisamente as questões.
  • Estude fazendo a resolução de questões: são importantíssimas em vários aspectos. Ajuda você a identificar os temas mais cobrados, auxilia na identificação dos seus pontos fracos, além disso, com a resolução de simulados você vivencia o momento da prova.
  • Estude toda legislação “seca” pertinente ao concurso, haja vista que a maioria das questões da prova são exigidas com base na lei, sendo a minoria jurisprudência ou doutrina.
  • Tenha um bom método de revisão (como os Mapas Mentais). Além de te ajudar incrivelmente a fixar o conteúdo, você também conseguirá revisar todas as matérias estudadas em pouquíssimo tempo, o que apresenta grande valor, principalmente nos dias que antecedem a prova.
  • E por último, e não menos essencial, não se esqueça de manter o equilíbrio entre suas três partes: sonhador, realizador e crítico. Para manter um bom rendimento e ter um excelente resultado é necessário que essas partes estejam bem alinhadas, e que não coloque em risco toda sua dedicação por um momento de nervosismo e/ou ansiedade.

Você se sente pronto para encarar esse desafio? O SouGenius possui o Coaching e Mentoria específico para o INSS. Todos os dias, por 60 dias, iremos acompanhar os seus estudos e te orientaremos sobre o que e como estudar.

Esse processo visa:

  1. Elaboração e acompanhamento diário do Planejamento de Estudos Personalizado;
  2. Indicação de livros, aulas, simulados e fontes de estudo;
  3. Eliminação das dificuldades e maximização dos resultados nos estudos e nas provas;
  4. Controle da ansiedade, melhora da concentração, memória e velocidade de leitura.

Com o acompanhamento diário, através de orientação personalizada, sua preparação para prova será descomplicada, e você irá seguro rumo à aprovação!

Mentor Paulo Henrique Amaral

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>