Fazendo o Perdão Acontecer

perdao

Às vezes as coisas estão tão complicadas que o melhor a fazer e “zerar tudo” e DECIDIR recomeçar, reescrevendo a nossa história de vida.

Certa vez eu estava fazendo uma prova de cálculo, no curso de engenharia elétrica. Eu já estava escrevendo a quinta folha tentando responder uma questão aparentemente impossível. Olhar para aquelas cinco folhas me angustiava e pensar que talvez eu escreveria mais cinquenta folhas sem sucesso, me desesperava.

Olhei para o professor com aquela cara de cachorro pidão e (quase de joelhos) eu implorei por uma luz, uma dica para me ajudar a resolver o impossível.

Ele sorriu e me perguntou se eu realmente queria a sua ajuda e a minha resposta foi: pelo amor de Deus, sim!

Para a minha surpresa ele pegou as minhas cinco folhas de resposta, as amassou e jogou tudo no lixo. 🚮  Ainda sorrindo ele me disse:

“Quando as coisas complicam demais, comece tudo do zero. As melhores soluções às vezes são as mais simples, porém estratégicas. Sucesso não é esforço, Felipe. Sucesso é esforço estratégico.”

Na minha cabeça eu tinha parado de procurar uma solução para a questão da prova e me perguntava aonde eu começaria a bater naquele infeliz.

A raiva era absurda até que ele colocou a mão no meu ombro e disse com firmeza: relaxa e faça dar certo!

Eu baixei a cabeça em em minutos, escrevendo em meia página 📄 apenas, cheguei à solução da questão.

Às vezes nós focamos tanto nos problemas que não conseguimos ver as mais óbvias soluções.

Por vezes me deparo com pessoas que têm uma vida tão tão tão complicada no passado, o que levou a sérias complicações no presente, que não conseguem seguir adiante e se conectar com um futuro melhor.

É o bloqueio gerado por uma AUTOIMAGEM destruída, onde as pessoas sentem muita raiva de si mesmas (eu mereço a minha desgraça) e até das outras pessoas, onde a culpa as aprisiona em um passado de erros e frustrações e cria um medo gigante do futuro.

RECOMEÇANDO DO ZERO

Hoje, alguém, em algum lugar do mundo, está saindo da cadeia. Ele(a) cumpriu a sua sentença na prisão e hoje vive em liberdade. Essa pessoa pode ficar (continuar) presa ao passado, aos anos perdidos, à culpa, às oportunidades desperdiçadas, ao medo ou ele(a) pode DECIDIR REcomeçar uma vida nova, do zero, olhando para frente, se perdoando pelos seus erros e “crimes” cometidos e deixando o passado no passado. Com paciência (esse é o segredo) e gentileza ele(a) pode reconstruir a sua vida, como quem DECIDE escrever um novo capítulo de um livro. Nada pode apagar os complicados capítulos anteriores, mas com o passar das páginas a história pode mudar completamente.

Talvez hoje alguém pode estar deixando as drogas, superando o alcoolismo e saindo de uma clínica de recuperação. Ele(a) pode ficar se culpando, preso(a) ao passado ou pode se perdoar e entender que ninguém é perfeito, que todos cometemos erros e que é possível aprender com eles e recomeçar do zero.

Com certeza hoje alguém está recebendo alta e saindo de um hospital por ter superado uma doença grave. Ele(a) pode escolher, decidir deixar os anos que se passaram para traz, olhar para as suas possibilidades e fazer o seu melhor com o que ele(a) tem nas mãos, apesar das suas limitações.

Talvez o seu passado seja complicado como uma equação que se gasta várias folhas e você olha para o seu presente e parece não haver saída.

Decida recomeçar do zero e viver uma vida nova.

AS 4 ARMAS DA MUDANÇA

Mas, para essa vida nova você vai precisar de quatro itens essenciais.

1) O primeiro deles é a PACIÊNCIA. As mudanças acontecem aos poucos, às vezes. É como voltar para a academia depois de muito tempo sem fazer exercícios físicos. Você vai pegar muito pouco peso nessa volta, vai se cansar rápido e ainda vai ficar com o corpo todo dolorido, mas a cada dia você será cada vez mais a sua versão saudável do futuro e cada vez menos a sua versão sedentária do passado.

Vivemos em tempos de imediatismo, da expectativa de tudo 100% pronto, perfeito e imediatamente.

Às vezes, na correria da vida, nós esquecemos que para tudo há tempo de plantar, de cuidar e de colher. Tudo tem o seu tempo.

2) A sua versão do futuro é outra fonte de energia e orientação fundamental. Como eu serei no futuro?

“Incerto é o meu presente, porque o meu futuro já está certo. Olha ali no meu #CartazDosSonhos!”

Você precisa se perguntar frequentemente:

✔ O que a minha versão do futuro diria da minha situação de vida?

✔ O que eu no futuro, a minha versão ainda melhor e mais evoluída diria sobre as minhas dificuldades?

✔ O que a minha versão do futuro me falaria sobre os meus comportamentos que pudesse me ajudar a transformá-los?

✔ Como eu serei no futuro?

✔ Como será a minha vida no futuro?

Fazendo essas perguntas você pode modelar, copiar a sua versão do futuro e ir fazendo os ajustes necessários na sua versão do presente, pois tão importante quanto as suas conquistas externas, a realização dos seus objetivos e sonhos de vida, são as transformações internas que você promove, é quem você se torna para fazer por merecer a realização dos seus sonhos.

3) Paz de espírito: esse é o terceiro recurso que vai fazer uma diferença imensa na sua vida e que vai te permitir manter o seu equilíbrio, a sua calma e a sua tranquilidade em meio ao caos.

Cuidando da sua paz de espírito você pode usar o bom senso e combinando com a sua paciência fica mais fácil de manter a sua fé.

4) Esse é o recurso básico que te faz manter a certeza de que, não se sabendo como ou quando, vai dar certo. Quando as pessoas perdem a fé há o espaço para o medo gerado pela culpa e por tudo o que te amarra ao passado.

Mas fé não é algo que basta se TER, é preciso saber USAR. É como portar uma arma 🔫  potente e cheia de balas, mas não saber atirar.

Tem muita gente aí cheia de fé, com uma bazuca na mão, mas que não sabe viver a sua fé e colocar a sua vida nas mãos de Deus. Essa é a diferença que faz toda a diferença.

Ter fé é talvez acreditar que Deus existe. Fazer uso da sua fé é acreditar, de forma inabalável, independentemente das circunstâncias, que Deus estará contigo em TODOS os momentos… até dar certo.

Fé é acreditar no que não se vê, é respirar com a confiança de quem só vai parar até que tudo tenha dado certo.

Fé não é a ilusão de que as coisas nunca vão dar errado, mas é a consciência de que você vai ter condições de #FazerDarCertoAtéDarCerto.

5) Um recurso extra, bônus track, que é essencial para que se possa aprender a lidar com a culpa é o PERDÃO, a gentileza consigo mesmo(a), o amor próprio, o entendimento de que ninguém é perfeito e que você não precisa se cobrar perfeição, a ausência de erros, para realizar os seus sonhos.

Às vezes é mais fácil perdoar as outras pessoas que a nós mesmos, mas esse é um hábito que precisamos cultivar. Entender e aceitar a nossa humanidade, que somos falíveis mas que podemos aprender com os erros e insucessos e nós tornarmos cada vez melhores.

Seja bem-vindo, perdão.

Como seria a sua vida se você pudesse encontrar um jeito bom, que te faz bem de viver com mais paciência, paz de espírito, fé e se conectando a sua versão do futuro.

Como seria? #MeConta?!

MAS COMO?

Talvez você esteja se perguntando sobre COMO se conectar a fortalecer cada um dos cinco recursos supracitados.

E é justamente sobre COMO promover essas mudanças internas, para alcançar resultados externos, que nós nos dedicamos há mais de 17 anos, desde 1999, a desenvolver e aprimorar ferramentas de Coaching que de forma eficiente e estratégica promove essas transformações.

Há duas formas de se ter acesso a essas ferramentas de Coaching e promover mudanças de vidas muito consistentes.

A primeira é pelos nossos processos de Coaching em forma de acompanhamento que duram 60 dias.

A segunda é pelo www.geniusclub.com.br, um clube de assinatura (tipo Netflix) onde nós disponibilizamos mais de 550 aulas em vídeo, além de lives (ao vivo) diárias no grupo secreto do Facebook e um tira dúvidas ilimitado via e-mail.

Qualquer dúvida, por favor, manda e-mail no suporte@sougenius.com.br. Vamos te passar todas as informações.

Um abração

Master Coach Felipe Lima

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>