Impeachment, Crise e Redução da Internet

post impeachment

 

Todos os dias recebemos notícias impactantes. Já nem dá mais aquele susto assistir ao Jornal Nacional e ter diariamente informações insensatas. Recebo diariamente centenas de e-mails de pessoas que tomadas pelo desânimo, cheias de dúvidas e medo sobre o futuro.

De fato, o cenário não é animador, mas não é em tempos favoráveis que as pessoas de sucesso se destacam… Mar calmo nunca fez bom marinheiro!

Toda crise traz dentro dela muitas oportunidades e aprendizados que só foram criados justamente pela existência dessas dificuldades.

 

QUAL A SUA reAÇÃO?

Quando as coisas dão errado e nada parece funcionar, quando sobram cobranças e falta apoio, alguns reagem de forma a se diminuírem diante dos desafios e passam a se concentrar nas dificuldades…. Tem muita gente parando de estudar com o medo de não abrir mais vagas em concursos públicos até que a crise generalizada do Brasil passe.

Ainda que novas vagas não sejam abertas, há as vagas existentes e que precisam de servidores para trabalhar.

As pessoas se aposentam, passam em outros concursos e até mesmo chegam ao momento do falecimento (o dia que chega para todo mundo).

 

preocupAÇÃO ou AÇÃO?

Como seria se você usasse mais as suas energias e tempo para agir em vez de se preocupar e desperdiçar esses recursos preciosos com preocupações, medo, ansiedade e a desmotivação?

Vejo tanta gente apática, travada e sem conseguir agir aguardando pelos resultados desse momento decisivo que o país está passando. Só que lembre-se que enquanto você aguarda, o mundo está andando, a vida segue seu ritmo e você encontra-se parado, deixando de fazer mais por si mesmo.

E a limitação do uso da Internet? E o futuro do Brasil? E a crise?

A crise paira sobre nosso país e atinge a todos, no entanto, aqueles que persistirem, conseguirem manter a calma, a paz de espírito e o poder de observação, terão uma vantagem imensa para superar esse momento.

A vida é cheia de desafios e quando menos esperamos eles chegam dando uma voadora com os dois pés na porta da sua casa, te colocando à prova.

É justamente nesse momento que você precisa respirar fundo, manter a tranquilidade e principalmente a fé para poder encontrar as soluções e virar esse jogo.

 

PLACAR DA ANSIEDADE

Certa vez pedi para um de nossos coachees, para que ele criasse uma forma de marcação para quantificar as vezes que ele se preocupava e se pegava ansioso por alguma situação da sua vida.

Duas semanas depois ele me mostrou uma folha cheia de traços, um para cada momento de ansiedade, de preocupação, medo, cobrança ou desmotivação.

“Foi um grande susto descobrir que eu me preocupava tanto com coisas que às vezes eu não consigo intervir e que me afetam direta ou indiretamente”, disse esse nosso coachee.

Experimente fazer esse placar e você vai descobrir o gasto de energia emocional inútil.

Toda essa energia poderia e deveria ser usada para ação, para produzir resultados na sua vida e permitir que você se prepare continuamente para plantar merecimento e colher sucesso.

Não pare e mantenha a fé!

Há infinitas possibilidades e você precisa se concentrar em buscar a saída para cada problema e as alternativas de superação.

 

“O PROBLEMA NÃO É O PROBLEMA

e sim a sua reação diante do problema.”

Essa é uma frase famosa, mas que as pessoas pouco param para prestar a devida atenção nela.

Como você reage aos seus problemas, dificuldades, erros e desafios?

Dedique um minuto do seu tempo para pensar sobre essa pergunta.

A postura mais comum é uma reação pessimista.

Reclamação, reclamação, reclamação, culpa, autopunição, pessimismo e a energia que deveria ser usada para superar os problemas é desperdiçada pela ansiedade que é gerada em consequência aos pensamentos e sentimentos negativos.

Como seria se você pudesse agir positivamente diante das dificuldades, aproveitando toda a sua energia e tempo para fazer dar certo até dar certo?

 

ALINHANDO AS TRÊS PARTES PARA SUPERAR AS CRISES

Crítico, sonhador e realizador: essas são as suas três partes internas que precisam estar muito bem unidas e fortalecidas para enfrentar e superar os desafios da vida.

Realizador: a sua parte interna responsável pelas suas ações.

Sonhador: a sua visão de futuro, o desejo de realizar os seus sonhos e ter uma vida melhor.

Crítico: a sua consciência, a sua capacidade de julgamento

Diante das dificuldades o crítico, se não bem orientado, tende a só ver o lado ruim das coisas e para cada solução ele consegue encontrar um problema. O pessimismo toma conta e ele tenta contaminar a fé do sonhador. E quem age sem fé? O realizador perde a sua força de vontade pelo desgaste da ansiedade gerada pelo crítico e pela falta de fé do sonhador.

Quando você ajusta essas três partes elas unem forças para superar os desafios e conseguir encontrar as alternativas para fazer dar certo até dar certo.

O seu crítico passa a valorizar as ações do realizador e o seu histórico de conquistas na vida, fortalecendo assim a fé do sonhador. Para cada problema o crítico consegue pensar em soluções, mantém a calma para poder usar toda a energia disponível para agir e não para se preocupar. O realizador, com mais disposição consegue usar a fé do sonhador e transformá-la em força de vontade para fazer o seu melhor e encontrar as melhores soluções para superar os desafios.

Às vezes o sonhador fica abalado com as más notícias e com os momentos de dificuldade, mas é uma função fundamental do crítico ajudar a blindar a fé do sonhador.

A FÉ NÃO PODE DEPENDER DAS CIRCUNSTÂNCIAS

Ainda que pareça distante e que haja dificuldades, manter a fé faz toda a diferença para que se tenha energia para realizar e superar os desafios da maratona da vida.

 

ARSENAL DE SOLUÇÕES

Dá uma olhada nos artigos abaixo. Eles vão te ajudar a superar os momentos de adversidade com muito mais fé, força de vontade, alegria de viver e muito menos ansiedade, preocupações, medos e desmotivação.


Um abraço do amigo

Coach Felipe Lima

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>