Memorização e Disciplina

Memorização e disciplina

Uma das piores sensações de quem está estudando é a de não ter resultados e não estar avançando na matéria com uma aprendizagem de qualidade.

É como colocar água em uma balde furado.

Por mais que você se esforce para encher a sua mente de conhecimento, a sensação é a que se está estudando de forma lenta e por muitas vezes ainda não conseguir se lembrar daquilo que foi estudado.

Ninguém gosta de jogar um jogo que não se ganha.

Um dos maiores benefícios das técnicas de aprendizagem na vida foi o prazer de aprender, a alegria de ter eficiência nos estudos.

Logo quando eu tive a felicidade de conhecer as técnicas de aprendizagem, como a Leitura Dinâmica, os mapas mentais e a memorização, a minha vida literalmente mudou. Não apenas a minha capacidade de aprender cresceu, bem como o meu nível de concentração e o meu poder de memória tanto para aprender quanto para lembrar. Junto com tudo isso, um dos maiores benefícios foi a autoconfiança.

GANHAR TRAZ ÂNIMO

Quando os resultados aparecem na sua vida, você passa a confiar mais em si mesmo. É como o gordinho que perde os primeiros quilos. Como alguém que está aprendendo a tocar um instrumento e consegue tocar a sua primeira música. Como aprender a cozinhar e fazer o seu primeiro almoço que todo mundo gosta.

Sentimos o prazer de realizar algo com excelência e isso fortalece a nossa autoconfiança, permitindo que tenhamos mais coragem, alegria de viver e de dar os próximos passos.

As minhas habilidades com a memória me levaram para programas de TV como o Os Incríveis, que foi exibido no mundo todo pelo National Geographic, Mais Você na Glogo, da Ana Maria Braga e também no Justus Mais, onde tive a alegria de demonstrar um pouco da nossa capacidade mental ilimitada.

Depois que escrevi o livro MAPAS MENTAIS E MEMORIZAÇÃO PARA PROVAS E CONCURSOS, em coautoria com o juiz federal William Douglas, percebi que muitas pessoas sentiam um desânimo de estudar por não saberem como fazer isso com eficiência e essa “briga da aprendizagem” era sempre vencida pelo esquecimento.

TURBINANDO A SUA MEMÓRIA

As técnicas de memorização nem precisam ser treinadas, basta aplicá-las diretamente no seu processo de estudos. Na verdade, aplicá-las junto com os mapas mentais vai te trazer uma eficiência absurda em aprender e lembrar que você jamais experimentou na vida. Mas, como vivemos na “sociedade do miojo perfeito”, onde tudo precisa estar pronto em no máximo três minutos, onde impera o imediatismo combinado com o perfeccionismo, muita gente desiste de turbinar a memória, pois isso “dá trabalho” e leva um certo tempo. E é aqui que entra a disciplina que você precisa ter para por a aplicação destes métodos em prática!

A boa notícia é que os resultados começam a aparecer de imediato, mas, vale lembrar que “todo faixa preta já foi um faixa branca que nunca desistiu”. Ninguém nasce faixa preta e ninguém consegue aprender e desenvolver tudo com maestria do dia para a noite. Com paciência, persistência e a orientação adequada, você terá uma memória extremamente eficiente e obterá excelentes resultados em aprender e lembrar do que for preciso!

ABSURDO

Essa é uma dica pancada para permitir que a sua memória funcione com muito mais eficiência. Você pode usar esse princípio de estímulo da memória com muita facilidade usando três estratégias:

  • Nojo;
  • Humor;
  • Vulgaridade;

Esses três aspectos permitem uma fixação do conhecimento com muito maior poder de memória. No começo soa um pouco estranho, mas quando você começar a desenvolver a capacidade de transformar o contexto do conhecimento a sua memorização, se surpreenderá com a facilidade que terá de aprender e a agilidade para lembrar.

Nas aulas do curso Personal Training da memorização 300 palavras nós ensinamos a criar interações absurdas entre os elementos a serem memorizados. Você pode exercitar as técnicas de memorização durante a leitura de livros e assistindo às aulas vai permitir que naturalmente a sua memória funcione muito melhor.

Depois que a prática da técnica vira um hábito, você nem precisa prestar mais a atenção para usá-la. Vai no piloto automático e instintivamente você vai conseguir interpretar tudo o que é estudado de uma forma absurda e incrivelmente real.

CANAIS DA PNL (Programação Neurolinguística)

A aplicação da PNL na aprendizagem é algo que há décadas tem ajudado a pessoas com TDAH (TDHA – Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividad) no mundo todo a superarem as suas dificuldades e limitações para promover concentração e o estímulo eficiente da memóriaDesde 1999, há mais de 17 anos, recebo depoimentos de sucesso de Coachees diagnosticados com TDHA que acompanhamos diariamente na aplicação das técnicas de aprendizagem. Por meio da utilização dos três canais sensoriais da PNL, obtêm-se um estímulo da memória muito melhor. São eles:

  • Auditivo;
  • Sinestésico;
  • Visual.

O uso desses canais sensoriais permite a criação de uma espécie de realidade virtual, onde se imagina com tanta riqueza de detalhes a interação física com o conhecimento a ser memorizado, que a aprendizagem acontece permitindo que, inconscientemente, aquela informação memorizada seja interpretara como um fato, algo que realmente aconteceu, mas que apenas foi imaginado.

“FAZER” A APRENDIZAGEM IMAGINÁRIA

É senso comum que temos um alto grau de aprendizagem quando “colocamos a mão na massa” e praticamos o que estamos aprendendo.

A aplicação das técnicas de memorização cria a impressão de que estamos vivenciando aquilo que estamos aprendendo. Em muito pouco tempo você vai se assustar com a sua excelente memória, com muito mais agilidade para aprender e mais facilidade para lembrar.

Um abraço do amigo,
Coach Felipe Lima.

Comentários

  1. Eumar Silva Lobato disse:

    -Estou procurando um livro – Na livraria Amaeu, com o título: “Estudo e Memorização”. End.: para correspondência – Rua Piranga, 84 “B”, bairro Vila Cristina – Betim/ MG- Tel.: 25912035. Sou freguês dessa loja à muitos anos. Aguardo sua resposta neste sentido.Grato pela atenção.
    Eumar Lobato.

    1. sougenius disse:

      Olá, Eumar! A obra Mapas Mentais e Memorização para provas e concursos pode ser encontrada neste link. Um abraço!

    1. sougenius disse:

      Valeu de coração, Mendes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>