Quando tudo vem na sua cabeça… menos a concentração!

Businesswoman with sticky note on forehead

Um dos maiores desafios atuais de todos os estudantes, concurseiros e “OABeiros” é manter uma boa concentração. Sendo uma das queixas mais frequentemente apresentadas nos nossos processos de Coaching (e se você ainda não sabe como um coaching pode te ajudar, leia esse post), esse problema prejudica de forma intensiva o desempenho de grande parte dos estudantes.

Existem diferentes técnicas para solucionar distintos problemas relacionados a concentração. Quando sentamos para estudar, parece que alguns de nossos sentidos ficam até mais aguçados: a audição, por exemplo, assemelha-se com a de um cão de caça, ao menor ruído que se ouve, você se atenta. Arrisco dizer que consegue-se ouvir até mesmo a conversa de duas pessoas que estão a 5km de distância da sua casa.

E o sentido visão? Quando se inicia os estudos, um pelinho voando no ar pode te tirar a concentração e então você começa a viajar e flutuar junto com aquele pelinho e quando retorna a si, nota que já se passaram alguns minutos e nada de você começar a agir.

E o tato? O peso da caneta em sua mão se assemelha a uma barra de 10kg, aí você já se lembra que precisa aumentar o número de séries de determinado exercício na academia e ufa! Mais vinte minutos se foram e você continua no início.

Para resolver o problema da audição, uma das ações que auxiliam a solucioná-lo pode ser encontrada através do ato de estudar ouvindo música. Dê sempre preferência por músicas instrumentais, pois, além de você quebrar a regra de estudar no silêncio (o que não é nada produtivo), a música ajuda a estimular a sua concentração.

Já para o problema da visão, que tal começar a treinar leitura dinâmica? É um treinamento prático, rápido e muito eficiente, posso te garantir que a qualidade dos seus estudos irá aumentar consideravelmente em poucas semanas. A leitura dinâmica visa melhorar não somente a sua concentração, mas também a velocidade de leitura, ou seja, além de não viajar mais com o pelinho no ar, você poderá ler com muito mais velocidade, otimizando ainda mais o seu tempo de estudo.

E por fim, para o tato, tenho mais três dicas simples e super úteis:

  • Se atente mais a sua postura, verifique se sua cadeira está em uma altura adequada e se seus pés tem apoio.
  • Posição dos livros, procure sempre os deixar na altura dos olhos, existem alguns suportes que podem te auxiliar em deixá-los em uma altura ideal ou você pode até mesmo improvisar esse suporte se for o caso.
  • E uma das dicas mais preciosas e comprovada cientificamente: pratique exercícios físicos regularmente! A prática de atividade física melhora o rendimento cognitivo, regenera neurônios e te deixa com uma energia de #AçoPuro.

Seria ideal se existisse uma fórmula mágica, onde X+Y resultasse em uma concentração ideal e sem interrupções. Infelizmente essa fórmula não existe. O que existe são algumas técnicas e mudanças de hábitos, que quando aplicadas corretamente, tornam a sua concentração muito mais eficiente, fazendo com que assim o seu rendimento nos estudos triplique! Enquanto essa fórmula mágica não é descoberta, e no intuito de te ver decolar nos estudos, lançamos recentemente o nosso “Personal Training da Concentração e Rendimento nos estudos”, onde você irá contar com 21 aulas em vídeo repleta de dicas e soluções sobre a tão procurada concentração. E se você já gostou das dicas passadas nesse post, posso assegurar que o Personal Training da Concentração e Rendimento dos estudos vai superar as suas expectativas. Invista no desenvolvimento de uma concentração adequada, vai valer a pena!

 

Coach Laiz Moreno

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>