Sobre qualidade de vida

dieta-y-ejercicios

Esqueça, por um momento, o controle de Constitucionalidade, a banca examinadora, o atual momento político. Deixe de lado a cobrança interna, a o examinador, o gabarito. Para ficar ligado, é preciso, em algum momento, saber ‘desligar’. Respire profundamente, sinta seu coração. Agora, relaxeee…

E aí? Relaxou? Seu coração continua a bater compassadamente? Já sabemos que escrevemos para guerreiros que, apesar de todos os contrapontos, escolheram ingressar na corrida por uma vaga pública. Porém, o que você talvez não saiba, é que, sua condição de ser humano o impõe limites. E é necessário dar especial atenção para que eles não sejam extrapolados. Já falamos aqui no blog sobre a importância do sono para que você tenha sua mente descansada e assimile melhor os seus estudos, aumentando o seu rendimento.

A OMS (Organização Mundial de Saúde), em uma de suas diretrizes, preconiza que a saúde está categoricamente definida como “situação de pleno bem-estar físico, psíquico, social e espiritual”. Sendo assim, é mundialmente acordado que o corpo humano foi feito para se movimentar! Aquele que não se movimenta torna-se fraco, adoece-se mais facilmente, e não cumpre suas funções básicas. E, nessas horas, não existe “loja autorizada”, nem garantia. Concurseiro também tem uma vitalidade a ser zelada. Você memoriza um Vade Mecum inteiro, mas não é de ferro.

É muito comum encontrarmos candidatos com sintomas de estafa, que se prolonga por meses ou anos. Falta de concentração, sono excessivo e baixa capacidade de aprendizado são algumas das consequências. Somados ao desgaste, recorrentemente tem-se, muitas das vezes, o sobrepeso. Afinal, a atividade física é a primeira coisa a ser suprimida na incorreta preparação. Há um imenso desequilíbrio entre corpo e mente.

Para o concurseiro, a inclusão dos exercícios físicos vão além da boa forma. Sabemos de diversos casos em que candidatos foram reprovados no exame de saúde por excesso de peso. Parte deles conseguiram amparo judicial para seguir em frente, porém, trata-se de uma situação delicada. Sem contar o TAF (Teste de Aptidão Física), que reprova muitos dos candidatos que já passaram pelas etapas mais penosas.

Já dissemos em outro artigo do blog: faz toda a diferença dedicar alguns minutos para preparar o seu espírito e a sua mente, entrar em sintonia com a pegada firme nos estudos e começar o dia com todo o gás, mais concentração e uma memória melhor condicionada.

Meu conselho final é: dê o primeiro passo! Comece a se cuidar enquanto é tempo. Atitudes simples vão te ajudar a viver melhor, e eu me proponho a te ajudar com isso. Afinal, saúde a gente não compra. Não se compra saúde em sites, em lojas de R$1,99, não se compra saúde em lojas de departamento. E se ela não está comprometida, você tem, hoje, o necessário para correr atrás e #FazerDarCertoAtéDarCerto!

Coach Felipe Lima

Comentários

  1. Mayara Freire disse:

    Eu ainda diria que as sessões com o coach estão diretamente ligadas à saúde mental, pois é algo incomum uma sessão com o prof. Felipe! Passei 30 dias sendo acompanhada e sinto muita falta. Que bom seria se todos os concurseiros, “OABeiros”, vestibulandos, ou mesmo alguém que necessite de umas injeções de ânimo, pudessem participar dessa interação maravilhosa que existe com o coach. Obrigada por tudo!!! Todas as mensagens diárias e textos publicados são de extrema valia!!!!

    1. sougenius disse:

      Olá, Mayara!

      Que maravilha receber o seu comentário!

      O coaching, de fato, opera milagres. O coach Felipe é muito dedicado aos alunos!

      Nossa equipe continua sempre a postos para te ajudar.

      Um abraço!

  2. Mari disse:

    Ola, adorei o post, sou vestibulanda e esse próximo ano preciso muito de uma preparação E UMA AJUDA quanto ao foco, dedicação, concentração, e saúde mental. Gostaria de saber como funciona as sessões de coaching, quanto tempo por sessão, onde são realizadas e o valor! Gostei muito mesmo!

    Aguardo resposta!

    Obrigada,
    Mari

    1. sougenius disse:

      Olá, Mari!

      Pedimos que, por favor, você entre em contato com o nosso suporte, por meio do endereço: suporte@sougenius.com.br. Nossa equipe marcará uma entrevista gratuita com você, para que todos os nossos programas de coaching sejam apresentados.

      Um abraço!

  3. Mauricelia disse:

    Em março de 2014 fiz preparatório (LFG) online pra OAB. Nas primeiras aulas, vc deu essa dica: praticar exercícios físicos. Desde então (msm achando q o tempo da academia, poderia ser investido em estudo), comecei a malhar. Pra minha surpresa, o desempenho nos estudos, foi muito satisfatório, fui aprovada e graças a Deus, a vc e aos demais professores que fizeram parte da minha preparação, não foi necessário repescagem. A “Neguinha” de família humilde, do sertão nordestino, substimada por muitos, superestimada por poucos, conseguiu!Um sonho realizado… Uma família feliz! Ah, não posso deixar de dizer que continuo malhando até hoje, agora, por prazer, não só por necessidade. O próximo sonho a ser realizado, é o da carreira pública. Vamos q vamos: # FazerDarCertoAtéDarCerto! Obrigada Professor Felipe Lima!

    1. sougenius disse:

      Olá, Mauricélia!

      Que maravilha receber sua mensagem!

      Parabéns! Acredito que seja merecedora de todas as coisas maravilhosas que lhe têm acontecido.

      Conte sempre conosco!

      Um forte abraço!

  4. Lucas Paulo disse:

    Tento cuidar da saúde, mas o tempo não ajuda muito. Trabalho e estudo. Fica a dica pro pessoal, deixei de usar o elevador e subo cinco andares de escadas todos os dias. Sei que o tempo é curto, mas quando se quer algo, cria-se um meio. Bons estudos!

    1. sougenius disse:

      Olá, Lucas!

      Como vai?

      Maravilha! Pequenas atitudes podem contribuir por uma saúde melhor.

      Um forte abraço!

  5. Tiago Augusto disse:

    Eu sinto que durmo demais. Fico revoltado comigo mesmo quando tenho 9h de descanso e ainda acordo com sono. Eu sei da importância dos exercícios e inclusive já tentei manter a regularidade. Mas eu quando eu começo, sinto que fico mais cansado ainda. Com mais vontade de dormir. E para não atrapalhar meus estudos, acabo abrindo mão dos exercícios.

    Tiago Augusto
    21 anos.

    1. sougenius disse:

      Olá, Tiago!

      Como vai?

      Os especialistas apontam a endorfina – o neurotransmissor que atua como analgésico e traz sensação de bem-estar – liberada durante os exercícios, como responsável pelas boas noites de sono. Aliás, os sedentários levam mais tempo para dormir: são em média dez minutos, contra sete dos que se exercitam regularmente.

      Tenha uma certeza: quando as atividades virarem rotina, você precisará dormir muito menos. É cientificamente comprovado que as atividades físicas aumentam a quantidade de sono profundo e diminuem o número de despertares e de vigília durante a noite.

      Um forte abraço!

      1. Tiago Augusto disse:

        Obrigado pelo conselho Equipe SouGenius! Vou tentar novamente e espero obter bons resultados.

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