Tudo ao mesmo tempo agora

Captura de Tela 2016-01-27 às 11.38.43

“Tudo ao mesmo tempo agora” é o nome do sexto álbum dos Titãs, mas poderia ser, sem nenhuma dúvida, o slogan da geração atual.

A tecnologia nos propiciou muita coisa em diversos campos, no entanto, tudo foi idealizado para poupar tempo e o que mais falta é… tempo (e sobram atividades)!

A facilidade de perder o foco é colossal: temos, em um só objeto, acesso à (sem ordem de prioridade) câmera fotográfica, música, e-mail, redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram etc.), navegadores, aplicativos variados com múltiplas funções e opções.
evolution-of-the-desk1

Como se concentrar em algo tendo tudo ao mesmo tempo agora na mão? Com tantas alternativas, como (ou por que) se concentrar só em uma?

Daniel Goleman, autor de obras como Inteligência emocional e Foco, assevera que a tecnologia degrada nossa concentração. E entendemos que a palavra-chave é disciplina: saber como usar todos os recursos da melhor forma com a melhor qualidade de tempo possível.

Nós mesmos, do SouGenius estamos presentes em quase todas as redes sociais, acreditando no potencial delas para levar ao maior número de pessoas, técnicas que deem suporte para melhor rendimento nos estudos e mudança de vida.

E como nós lidamos diariamente com alunos de ‘n’ perfis, podemos citar, alguns outros “vilões da concentração”:

  • Enfado: somente ler a matéria pode dar sono. Estude de forma funcional: leia a matéria e depois faça os exercícios e a resolução de questões;
  • Falta de prioridade: o cérebro não sabe ficar focado em uma só tarefa. Um planejamento de estudos eficaz é uma ótima assistência nesse caso;
  • Fome ou sede ou sono: uma boa alimentação e um sono de qualidade fazem toda a diferença na sua performance de estudos.

Sabemos que esses são uns entre vários “vilões”. Em atenção a essa queixa – que está se tornando comum –, projetamos um curso com técnicas de Coach Sistêmico para amparar e/ou remediar esse tormento, que trata-se do Personal Training da Concentração e do Rendimento dos Estudos.

Fuja daquelas pequenas atitudes que, somadas, te deixam perdido – não confunda urgência com prioridade!

É primordial que você, antes de tudo, tenha consciência de quais fatores são realmente importantes no seu dia-a-dia e filtre os que te farão se desenvolver como pessoa e trarão resultados positivos na sua vida, dos hábitos que não te levam a nada, ou que não te tragam benefícios a médio e longo prazo.

Uma boa tarefa é você elaborar uma lista com todas as tarefas do seu cotidiano, priorizando quais são essenciais e quais são secundárias. Com esse conhecimento você já consegue se organizar e começar a tratar com prioridade os itens prioritários, deixando menos tempo para os que não te trazem resultados que impactam profundamente na sua vida. É claro que você não vai (e nem deve) se privar de fazer as pequenas coisas que te dão prazer – como falar com seus amigos no WhatsApp ou ver a timeline do Instagram, por exemplo. Mas, reservar períodos específicos para isso no seu dia, efetuando esse tipo de tarefa com moderação, com certeza já aumentará, e muito, sua produtividade, sua concentração e consequentemente o rendimento dos seus estudos.

Dica preciosa: tenha sempre em mente o que você pretender atingir e nunca salte as fases e etapas. Dessa forma, você saberá quando e como começar, e o que fazer para chegar no destino traçado.

Lembre-se que seu futuro é um reflexo do que você faz hoje.

Coach Laiz Moreno

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>